Região Brusque

Após 17 horas, bombeiros controlam incêndio em galpão no Vale

Ocorrência mobilizou militares de sete cidades; galpão era de indústria têxtil

Autor
Após 17 horas, bombeiros controlam incêndio em galpão no Vale
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções destruiu na manhã desta terça-feira (14) parte de um galpão de uma indústria têxtil em Botuverá, no Vale do Itajaí. O local armazenava grande quantidade de algodão, material altamente inflamável, o que dificultou o trabalho das equipes de combate ao fogo.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informou que as chamas começaram por volta das 6h30min e que as operações de combate e rescaldo se estenderam até as 23h, totalizando mais de 17 horas de atuação.

As chamas consumiram parte da estrutura do galpão localizado na Rua Águas Negras, no bairro de mesmo nome. O incêndio também destruiu o estoque e a matéria-prima armazenados no local.

Mobilização de várias viaturas

Assim, bombeiros de pelo menos sete cidades uniram esforços para controlar o incêndio. Equipes e viaturas do Vale do Itajaí e litoral Norte, como das cidades de Guabiruba, Brusque, Gaspar, Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, e ainda de Botuverá, atuaram dessa forma para reforçar o combate direto às chamas.

A grande quantidade de algodão armazenada no galpão intensificou o fogo e tornou o combate mais desafiador. Dessa forma, houve grande mobilização para que o fogo não se propagasse.

Após controlarem as chamas, os bombeiros usaram uma máquina retroescavadeira para movimentar o material inflamável. Essa estratégia permitiu identificar possíveis focos escondidos e extinguir completamente o incêndio, evitando reignições.

Durante a operação, as equipes utilizaram equipamentos para bombear água de um rio próximo, garantindo o abastecimento constante durante as 17 horas de trabalho.

Ao final das atividades, os bombeiros entregaram orientações ao proprietário do imóvel, destacando a necessidade de manter vigilância constante no local para identificar possíveis novos focos. A área foi isolada e uma perícia investigará as causas do incêndio.