
Uma ação de conscientização realizada na Escola Estadual General Rondon, em Massaranduba, Norte de Santa Catarina, resultou na apreensão de cerca de 150 cigarros eletrônicos nesta segunda-feira (14). A maior parte dos dispositivos, também conhecidos como vapes, foi entregue de forma voluntária pelos próprios alunos.
Impacto nos alunos
Os professores de biologia e química organizaram a atividade, abordando os riscos do uso de cigarros eletrônicos à saúde. O conteúdo impactou os estudantes, levando muitos deles a entregarem espontaneamente os dispositivos à direção da escola.
Em vídeo divulgado pela Polícia Militar, que participou da ação dando suporte à escola e recolhendo o material para descarte adequado, o agente detalha que, aproximadamente 90% dos aparelhos foram entregues de forma voluntária pelos adolescentes. Veja o vídeo:
Venda proibida no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de cigarros eletrônicos no Brasil. Além disso, a legislação brasileira considera ilegais a comercialização e o consumo por menores de idade.
A iniciativa é um exemplo positivo de como a educação aliada à conscientização pode gerar impactos reais na prevenção de comportamentos nocivos entre os jovens.