O Exército, a Marinha e a Aeronáutica irão abrir 1,5 mil vagas distribuídas em 28 municípios brasileiros. A partir de 2025 mulheres com 18 anos podem se alistar nas Forças Armadas do Brasil.
Para o Ministério da Defesa, a possibilidade do alistamento feminino representa um marco para a igualdade de gênero ao quebrar barreiras em um campo historicamente dominado por homens.
O alistamento feminino pode ser feito já a partir de 1º de janeiro, por mulheres que completarem 18 anos. Contudo, ao contrário dos homens, o alistamento de mulheres não é obrigatório.
O objetivo da medida é de que as mulheres possam desempenhar um papel ativo na defesa nacional. Múcio, ministro da Defesa, ressaltou que as Forças Armadas buscam maior diversidade em suas fileiras, o que inclui a participação ativa de mulheres.
As inscrições serão abertas a partir de 1º de janeiro e mulheres com 18 anos podem se inscrever até 30 de junho de 2025. As inscrições serão feitas por meio da Plataforma de Alistamento Militar Online, um serviço disponibilizado pelo Ministério da Defesa.
A seleção será feita por meio de um processo simples e online, no qual as candidatas deverão preencher um formulário e apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.
O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica anunciaram que as vagas serão ofertadas em locais estratégicos, para garantir ampla participação das mulheres em todo o país.
O serviço militar oferece diversos benefícios, incluindo aprendizado técnico e acesso a uma carreira estável. Além disso, a experiência inclui treinamentos especializados, aprimoramento de habilidades de liderança e a chance de abrir portas para carreiras militares de longo prazo.