Um adolescente acabou parando no hospital na noite desta quarta-feira (7), depois de ser baleado enquanto comprava drogas em Biguaçu, na Grande Florianópolis. A Polícia Militar foi acionada por volta das 22h30, quando a vítima já estava na unidade hospitalar após a tentativa de homicídio.
Ao ser questionado pelos policiais, o jovem respondeu que estava adquirindo entorpecentes em uma região conhecida pelo tráfico de drogas do bairro Jardim Janaína. De repente, acabou sendo baleado.
A vítima, que é catarinense e já tem passagens por tráfico, relatou ainda à polícia que não sabe a motivação dos disparos e nem quem seria o autor. O caso será investigado.
Tentativa de homicídio
Segundo a legislação brasileira, a tentativa de homicídio é um crime grave que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não é consumado. É necessário que haja a intenção de matar (dolo) para que a ação seja assim classificada.
O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 121 o crime de homicídio, sendo que a tentativa de homicídio pode ser considerada uma etapa não concluída deste crime. Este artigo estabelece que a pena aplicada ao homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).