Região Blumenau

Ações contra corrupção em cidade do Paraná têm alvos em SC

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão em 4 cidades catarinenses

Autor
Ações contra corrupção em cidade do Paraná têm alvos em SC
Fotos: Divulgação / Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina cumpriu, nesta segunda-feira (1º), cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de São José, Rio do Sul, Agronômica e Braço do Trombudo, em apoio às operações “Abecedário” e “Fogo no parquinho”, deflagradas pelo Ministério Público do Paraná, para apurar irregularidades no serviço público municipal de Guarapuava, no estado vizinho.

PUBLICIDADE

As investigações envolvem supostos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa praticados por servidores públicos municipais. Os crimes teriam sido cometidos em processos de licitações e contratos formalizados com a prefeitura entre 2021 e 2023. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Paraná, nas cidades de Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu, totalizando 34 procedimentos.

Em apoio à operação “Abecedário”, o alvo em terras catarinenses é um indivíduo residente no município de São José. Ele teria recebido valores em sua conta bancária de um grupo empresarial investigado, indicando ser possivelmente um dos responsáveis por dissimular valores provenientes de corrupção. Já a operação “Fogo no Parquinho” investiga quatro alvos na região do Alto Vale, supostamente ligados a fraudes em licitações praticadas por duas empresas. Diversos materiais foram apreendidos.

Veja mais fotos: