Região Blumenau

Abelhas atacam pedestres e provocam fechamento de rua

Um homem foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital Regional de Rio do Sul

Autor
Abelhas atacam pedestres e provocam fechamento de rua
Foto: Corpo de Bombeiros

Pedestres ficaram feridos e uma rua precisou ser interditada, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo (6), devido a um ataque de abelhas. O incidente ocorreu por volta das 17h20min, na Estrada da Madeira, no bairro Budag, em Rio do Sul.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as vítimas. Entretanto, quando os socorristas chegaram ao local, havia apenas um homem. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional com diversas picadas de abelha.

Porém, outras pessoas que também foram picadas pelas abelhas já haviam sido conduzidas ao hospital. Elas teriam utilizado meios próprios para chegar ao Pronto Socorro. Por isso, não se sabe o número exato de vítimas.

O que provocou o ataque

Primeiramente, os bombeiros usaram um extintor de CO2 para dispersar as abelhas e prestar o atendimento inicial ao pedestre. Com o auxílio da guarda municipal, a rua foi temporariamente bloqueada ao trânsito para evitar novos ataques e começar o processo de eliminação das abelhas.

Conforme os socorristas, as abelhas encontravam-se em um nicho de uma caixa d’água. “Um apicultor foi tentar retirar as abelhas e acabou dispersando as mesmas. Sendo que era uma colmeia de grande porte e ocorreu de as mesmas ficaram agitadas e atacarem as pessoas nas proximidades”, descreveu o Corpo de Bombeiros.

Com o auxílio de uma bomba elétrica e aproximadamente 30 litros de álcool e alguns inseticidas, foi possível eliminar as abelhas para a segurança dos moradores e pedestres, por fim. Bombeiros da cidade vizinha Trombudo Central também atuaram nesta ocorrência.

Um ataque de abelhas pode ser fatal

Um ataque de abelhas pode ser fatal, especialmente para pessoas alérgicas ou que recebem um grande número de picadas. A picada pode causar uma reação conhecida como anafilaxia ou choque anafilático.

Os sintomas incluem dificuldade para respirar, inchaço na boca e na língua, e sensação de garganta fechada. Além disso, também pode causar complicações sistêmicas, como hipotensão, taquicardia, cefaleia, choque, insuficiência respiratória e renal.

Nesses casos, é importante procurar ajuda médica imediata.