
Nessa sexta-feira (24) as fortes chuvas que castigaram o estado de Santa Catarina retornaram. Em Palhoça, cidade da região da Grande Florianópolis, as chuvas alcançaram o volume de 100 milímetros em uma hora, deixando ruas alagadas.
De acordo com informações da prefeitura, o volume de chuva, de 100 milímetros, em Palhoça equivale ao volume esperado para todo o mês de janeiro.
Devido à grande quantidade de água, os rios Cubatão e Passa Vinte transbordaram, comprometendo a infraestrutura e a mobilidade de diversas regiões da cidade.
A Defesa Civil emitiu alerta de risco hidrológico moderado às 18h12. Além disso, o órgão previu possíveis enxurradas e alagamentos, especialmente em áreas urbanas com morros e encostas.
Ainda existe a possibilidade de novas pancadas de chuva de intensidade moderada e forte nas próximas horas. A Defesa Civil reforça o alerta para que a população redobre a atenção em áreas de risco.
Os oficiais orientam a população para que fiquem atentos aos alertas oficiais e se possível permaneçam em casa e evitem o deslocamento até áreas afetadas. Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência.
Além disso, em caso de emergência, acione as equipes municipais pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou no 193 do Corpo de Bombeiros.