Região Santa Catarina

Secretária de Saúde de SC debate estratégias em reunião em Brasília

A ampliação do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe foi pauta na reunião

Autor
Secretária de Saúde de SC debate estratégias em reunião em Brasília
Foto: Divulgação / Internet

Aconteceu em Brasília, Distrito Federal, na quarta-feira (24) e nessa quinta-feira (25), a 4ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Na CIT, são definidas as diretrizes, estratégias, programas, projetos e alocação de recursos do SUS.

PUBLICIDADE

A comissão tem sua composição formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde, cinco do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve no evento em Brasília. Entre os temas abordados, Carmen reforçou o pedido junto ao Ministério da Saúde para a ampliação da vacinação contra a gripe para crianças e adolescentes até 16 anos.

O pedido de ampliação é fundamental para proteger os grupos mais vulneráveis e reduzir a ocupação dos leitos de UTI em Santa Catarina. O Estado possui lotes de vacinas e há a necessidade de disponibilizar para a população.

Outra pauta abordada pela secretária, foi o vírus da dengue. Carmen Zanotto pediu para a Secretaria Nacional de Vigilância reavaliar o número de agentes de endemias, pois a base de cálculo ainda é de 2014.

Além disso, secretária também tomou posse como vice-presidente representante da região Sul no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na noite de quarta-feira (24), durante cerimônia realizada em Brasília.

Relacionadas