A bronquiolite, que é uma doença respiratória grave, poderá ser evitada com o uso de vacina, no Brasil. O imunizante Abrysyvo é produzido pela Pfizer e chega aos centros clínicos e de vacinação particulares do país ainda nesta semana.
Esta vacina é a única com indicação para idosos e bebês, que são os dois grupos mais vulneráveis às infecções causadas pelo vírus. No Brasil, de 2020 a 2022, mais de 30 mil casos graves da Bronquiolite foram registrados. A doença é uma inflamação dos brônquios que acomete com bastante preocupação crianças pequenas e bebês.
O imunizante Abrysvo está indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade, por imunização ativa em gestantes.
Recomendação
Para a proteção nos bebês, as mulheres grávidas devem receber uma única dose da vacina entre as semanas 24 e 36 da gestação, oferecendo assim resposta imune contra as infecções causadas pelo vírus até 6 meses de idade da criança. Para os idosos, acima de 60 anos, a indicação é de apenas uma única dose.
Sobre a vacina
A aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconteceu em abril deste ano. Esta é uma vacina bivalente, composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR (Vírus Sincicial Respiratório).
Ela é administrada de forma intramuscular e o esquema posológico envolve a aplicação de uma única dose. Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular.