
O Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, se tornou alvo de denúncias relacionadas à insalubridade do espaço onde a unidade está realizando o procedimento de hemodiálise. O Guararema News teve acesso a vídeos gravados por pacientes, que mostram salas sujas e desorganizadas, além de sacos de lixo no mesmo ambiente em que ocorre o tratamento. Veja abaixo:
As imagens também revelam que a unidade oferece o procedimento atualmente em locais onde a fiação dos equipamentos está exposta, o que gera risco aos pacientes. Ainda de acordo com a denúncia feita por um leitor do Guararema News, as cadeiras disponíveis para o tratamento são desconfortáveis. Vale destacar que a unidade está em obras e o procedimento tem ocorrido em um espaço adaptado.
Entenda a hemodiálise
A hemodiálise é um tratamento médico que substitui a função dos rins quando eles não conseguem mais limpar o sangue adequadamente. É um procedimento que utiliza uma máquina para remover resíduos e excesso de líquidos do sangue, mantendo o corpo em equilíbrio.
A máquina retira o sangue do corpo através de uma cânula. Logo depois, ele passa por um filtro chamado dialisador, que contém uma membrana semipermeável. Essa membrana permite que as substâncias indesejadas, como ureia e creatinina, passem para o líquido de diálise, enquanto o sangue limpo retorna ao corpo.
O procedimento leva cerca de quatro horas. Durante o período, indica-se que os pacientes permaneçam deitados devido aos efeitos colaterais pelos quias podem passar. São alguns exemplos queda de pressão, cãibras, dor de cabeça ou náuseas.
O que diz a direção do hospital
O Hospital Celso Ramos está sob a gerência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Governo de Santa Catarina, e continua aberto mesmo durante a realização de obras. Nossa equipe contatou a pasta, que informou que a atual área de atendimento é um espaço recém-adaptado. Assim, ele é preparado para sediar o procedimento enquanto os serviços de reforma acontecem na Unidade do Rim.
Por fim, confira abaixo a nota na íntegra:
“A direção do Hospital Governador Celso Ramos, esclare que não há qualquer situação de insalubridade ou risco aos pacientes. A atual área de atendimento é um espaço recém-adaptado, localizado no 2º subsolo da unidade, e foi preparada com todos os critérios técnicos de segurança e higiene necessários para dar continuidade aos atendimentos durante a reforma da Unidade do Rim.
A mudança temporária foi necessária para permitir o início das obras de modernização da antiga área da hemodiálise. Ressaltamos que o ambiente não está sujo, como foi indevidamente sugerido, e sim inserido na rotina normal de funcionamento do hospital, com circulação controlada e sob vigilância das equipes técnicas.
Destacamos que o Governo de Santa Catarina investiu R$ 7 milhões na obra do Centro de Alta Complexidade Renal, em parceria com a Associação Renal Vida, inaugurado dia 14 de julho na Grande Florianópolis. A nova unidade está localizada no Floripa Shopping. Equipado com 81 cadeiras e com capacidade para receber mensalmente até 486 pacientes em hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e segurança do atendimento aos pacientes. Em breve, a nova Unidade do Rim será entregue, oferecendo uma estrutura ainda mais moderna e acolhedora para todos.“