Região Blumenau

UFSC Blumenau faz campanha de doação de cabelos; entenda

Projeto é alusivo ao Outubro Rosa

Autor
UFSC Blumenau faz campanha de doação de cabelos; entenda
Foto: Divulgação /UFSC

Durante o mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero, o Coletivo Feminino da Universidade Federal de Santa Catarina, polo Blumenau, realiza a campanha Fios de esperança: seu cabelo tem o poder de transformar. Esta é a 2ª edição do projeto que recebe doações de cabelos para a confecção de perucas.

PUBLICIDADE

No ano passado, na primeira edição da campanha, as organizadoras arrecadaram 20 doações de cabelos. A arrecadação é alusiva ao Outubro Rosa e idealizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Blumenau.

Contudo, esta campanha acontece até o dia 31 de outubro, no Bloco A da universidade, localizado na rua João Pessoa. O ponto de coleta fica em frente à Secretaria Acadêmica.

Para fazer a doação, basta ir a um cabeleireiro de confiança e fazer um corte de, no mínimo, 20 centímetros e colocar o cabelo em um saquinho plástico e depositar na caixinha. Ao término da campanha, por fim, a Rede Feminina da cidade recebe todo o material arrecadado.

Com isso, diversas perucas são feitas e fornecidas de forma gratuita para pessoas em tratamento quimioterápico, que perdem os cabelos. O projeto tem como principal objetivo melhorar a autoestima das mulheres em tratamento.

A RFCC já auxilia milhares de mulheres de Blumenau e região. Portanto, diariamente as voluntárias e colaboradoras realizam exames e oferecem diversos outros serviços de atenção à saúde da mulher, de forma gratuita.

O câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, só em 2024, haverá o diagnóstico de 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Vale salientar que o diagnóstico deve ser feito o quanto antes para que o tratamento seja bem sucedido.

Por isso, recomenda-se a realização do autoexame periodicamente e, dos 50 aos 69 anos, a realização de mamografia. Entretanto, de acordo com o Inca, por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso é possível evitar 28% dos casos de câncer.