Região Balneário / Itajaí

SC tem aplicativo para ajudar na redução de casos graves de dengue

App permite identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente

Autor
SC tem aplicativo para ajudar na redução de casos graves de dengue
Foto: Ricardo Trida / Governo de SC

A partir de agora, Santa Catarina passa a contar com mais uma estratégia para ajudar a reduzir a gravidade dos pacientes com dengue. É o aplicativo Protocolo Dengue, lançado nesta quarta-feira (27). O objetivo da plataforma para manejo clínico de casos é dar agilidade e suporte aos profissionais.

PUBLICIDADE

O aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas. Os grupos da classificação de risco são A, B, C e D. Eles se diferenciam pelos sintomas, sinais de alarme, características sociais e demográficas.

Desenvolvimento do aplicativo

O aplicativo foi desenvolvido a partir do Painel Dengue RJ, criado pela Secretaria Estadual do Rio de Janeiro. A ferramenta é resultado da colaboração entre os estados que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Durante a apresentação do painel realizada em 4 de março, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, solicitou o uso da tecnologia e celeridade para implantação em Santa Catarina.

“O aplicativo tem uma interface simples, mas auxilia o profissional que recebe um paciente com a suspeita de dengue como proceder. Basta ir preenchendo os dados e o app detalha o manejo clínico necessário, seja com internação hospitalar ou apenas acompanhamento do tratamento”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, o médico infectologista Fábio Gaudenzi.

Dengue

Os principais sintomas de dengue são febre, náusea, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Ao apresentar sinais e sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada para atendimento.

“A hidratação intensa é uma das principais medidas de tratamento, por isso, as pessoas que apresentam os sintomas, devem beber muita água desde o aparecimento dos sintomas e mesmo durante o momento da espera pelo atendimento”, explica o médico.

De acordo com o Painel de Monitoramento, o estado tem 85.485 mil casos prováveis de dengue, com 40 mortes confirmadas. Outros 14 óbitos estão em investigação.

Ações em SC

SC intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O governo do estado fez um repasse total de 20 milhões de reais para auxiliar os municípios nas atividades.

Além disso, promoveu ainda diversas capacitações de profissionais da saúde para o atendimento de pacientes e reunião com gestores e equipes municipais para discussão de cenário epidemiológico e intensificação das ações.

Outros órgãos e pastas se juntaram à Secretaria de Saúde, com mutirão de limpeza em pátios e dependências dos órgãos públicos.

Relacionadas