Uma nova vacina contra a Covid-19 acaba de chegar a Santa Catarina. É o imunizante Serum, da Zálika Farmacêutica. O estado recebeu 50 mil doses, que estarão disponíveis nas cidades catarinenses na próxima semana.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, os imunizantes estão sendo distribuídos para as regionais, para, posteriormente, chegaram aos municípios. Contudo, as doses fazem parte de um novo lote que o Ministério da Saúde está entregando a todos os estados e ao Distrito Federal.
Como proceder com a nova vacina contra a Covid-19
Primeiramente, por ser uma nova vacina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina está orientando as equipes quanto ao uso correto. Além disso, a Dive atualiza as informações técnicas para imunização da população.
Em suma, a Serum, além de ter bons resultados nos testes de eficácia e segurança, possui um maior prazo de validade. Desse modo, os servidores conseguem transportar e conservar a vacina de forma mais simples. A temperatura de conservação e transporte é, portanto, entre +2°C a + 8°C.
Quem deve ser imunizado?
A vacina está sendo direcionada para o público acima de 12 anos, e foi acrescentada na rotina de vacinação (idosos e gestantes) e para grupos especiais. São eles:
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência
- pessoas imunocomprometidas
- indígenas vivendo em terra indígena
- indígenas vivendo fora da terra indígena
- ribeirinhos
- quilombolas
- puérperas
- trabalhadores da saúde
- pessoas com deficiência permanente
- pessoas com comorbidades
- pessoas privadas de liberdade
- funcionários do sistema de privação de liberdade
- adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- pessoas em situação de rua, por fim.
Entretanto, as crianças seguem recebendo a vacina da Pfizer ou Moderna, de acordo com o diretor da Dive, João Augusto Fuck.