Em breve, a cidade de São José ganhará um Complexo Hospitalar com 20 mil metros quadrados e 170 leitos. Isso porque a Prefeitura do município confirmou o acordo de parceria para construção da unidade, firmado na última semana, Organização da Sociedade Civil do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (OSC-IPGC), vencedora do Chamamento Público 3/2024. O projeto estabelece que o hospital será entregue em 2026, construído na antiga unidade da Univali.
Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP), ou seja, um modelo de cooperação entre a Prefeitura e a iniciativa privada. O objetivo é a redução das despesas orçamentárias e a profissionalização da gestão do serviço, sem custos para a Prefeitura. A OSC-IPGC fará todo o processo licitatório. Será, ainda, responsável pelo gerenciamento, operacionalização, execução de serviços assistenciais de saúde e demais ações e atendimentos do complexo hospitalar.
Estrutura do Complexo Hospitalar
Com seis edificações já existentes e 12 mil metros quadrados de área útil, o projeto tem como diferencial a agilidade na execução devido à estrutura já pronta. De acordo com a Prefeitura, o complexo hospitalar terá capacidade para 140 leitos de internação, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um centro cirúrgico com 10 salas, um centro de diagnóstico por imagem com exames (CDI), como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Também abrigará ambulatórios de especialidades, com foco em áreas de alta demanda, como oftalmologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral. Por fim, a gestão municipal promete, através da unidade, reduzir filas de espera, melhorar a qualidade do atendimento e contribuir para o desenvolvimento regional.
Veja mais fotos: