O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina, através do serviço aeromédico, realizou o repatriamento de um paciente na última semana. Em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, a equipe percorreu grandes distâncias para transportar a vítima de volta ao estado.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os profissionais saíram de Joaçaba para buscar o paciente de 36 anos, que estava internado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ele sofreu um acidente de trânsito há 11 meses.
Sendo assim, após receber alta e apresentar quadro estável e condições de transporte, o paciente foi repatriado e levado para Lages, em Santa Catarina. Lá, ele vai receber os cuidados necessários e passar o Natal ao lado da família.
“Este serviço além de proporcionar um retorno ágil do paciente ao nosso Estado, favorece e facilita o vínculo com seus familiares, fator de grande importância para uma boa recuperação”, considera o Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.
Repatriamento hospitalar
O repatriamento hospitalar é o transporte de um paciente realizado após o tratamento inicial, quando o quadro clínico permitir e existirem reais benefícios à recuperação do paciente. É preciso que exista indicação médica, havendo absoluta imposição técnica para que o transporte seja realizado.