A semana começa com 97,07% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças ocupados em Santa Catarina. A situação foi atualizada nesse domingo (17) pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o demonstrativo do painel do Governo, a Grande Florianópolis, onde não há vagas, está entre as áreas de situação mais crítica.
Nas regiões Oeste, Vale do Itajaí e Sul, o sistema público também tem 100% de ocupação nas alas de terapia intensiva neonatal e pediátrica. As regiões do Planalto Norte, o Meio-Oeste e o Foz do Rio Itajaí são as únicas no Estado com leitos disponíveis, porém à beira do colapso, com taxa de ocupação em 97%. No momento, dos 307 leitos ativos de UTI para crianças, 298 estão ocupados.
Dos nove leitos disponíveis, segundo a última atualização da pasta estadual da saúde, quatro estão no Meio-Oeste, dois no Planalto Norte e três na Foz do Itajaí. O setor neonatal tem ocupação de 98,95%. Há apenas duas vagas, ambas estão na região Meio-Oeste. Já nas alas pediátricas a ocupação é de 94,02%, com apenas sete vagas: duas no Meio-Oeste, três no Foz do Itajaí e duas no Planalto Norte.