Região Balneário / Itajaí

Programa de Dengue de Itajaí vai retomar ingresso forçado em imóveis

Objetivo é limpar edificações abandonadas e interromper ciclo do mosquito

Autor
Programa de Dengue de Itajaí vai retomar ingresso forçado em imóveis
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itajaí

Com a proximidade do verão e o aumento das temperaturas, a Prefeitura de Itajaí intensifica a atuação preventiva e retoma o ingresso forçado em imóveis abandonados ou com condições precárias de higiene. O Programa de Controle da Dengue visa limpar esses locais para eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus, bem como da Febre Chikungunya.

PUBLICIDADE

As Secretarias de Saúde e Obras coordenaram mais uma ação de ingresso forçado para limpar um imóvel abandonado, onde eliminaram recipientes com água parada. A operação ocorreu na manhã desta terça-feira (12), no bairro São João.

A medida de ingresso forçado é adotada apenas em casos extremos, com o objetivo de interromper o ciclo de proliferação do mosquito transmissor da dengue em locais de risco. Antes de tomar essa medida, as equipes tentaram contato com o proprietário do imóvel para uma visita preventiva, mas não obtiveram sucesso.

As equipes retiraram do local todos os materiais com potenciais focos de mosquito. Para realizar a vistoria e a limpeza, usaram como base as leis 6.974/2018 e 13.301/2016. Após a ação, fecharam o imóvel.

“O Programa de Controle da Dengue segue com atividades de controle, como aplicações de inseticida em áreas de risco, mutirões de limpeza e ações de conscientização da população. Precisamos do apoio da comunidade para reduzir os casos neste verão”, reforça Lucio Vieira, coordenador do programa.

Outros imóveis na mira de futuras ações

De acordo com Prefeitura, outros imóveis estão na mesma situação, e os técnicos aguardam o fim dos prazos de notificação. O Programa de Controle da Dengue informa que realizará novos ingressos forçados caso os proprietários não respondam.

Em 2024, especialmente no verão passado, do mesmo modo, pelo menos 10 imóveis passaram por processos de limpeza. Em alguns casos, identificaram-se moradores como acumuladores de lixo. Nesses casos, as equipes de saúde encaminharam os moradores para tratamento médico.

Situação da Dengue em Itajaí

Neste ano, Itajaí registra 34.509 casos confirmados de dengue e 39 mortes pela doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova e, ainda assim, Espinheiros. A situação da dengue no município pode ser acompanhada pelo site dengue.itajai.sc.gov.br, e denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor podem ser feitas pelo aplicativo Conecta.í.

Relacionadas