Região Santa Catarina

Governo de SC alerta para a importância da vacinação para prevenir a coqueluche

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS

Autor
Governo de SC alerta para a importância da vacinação para prevenir a coqueluche
Foto: Divulgação / Governo Federal

O Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta para a importância da vacinação contra a coqueluche. A coqueluche é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias, causando crises de tosse seca e falta de ar.

PUBLICIDADE

Além disso, a doença é altamente transmissível, já que o contaminado pode infectar outras pessoas através de gotículas da tosse, espirros ou mesmo ao falar. Apesar dos sintomas serem parecidos com os de um resfriado, com febre, tosse, coriza, dores no corpo e cansaço, se não tratar a tosse pode aumentar consideravelmente.

Por ser uma doença respiratória, a sua transmissão se dá principalmente pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada. A doença acomete principalmente crianças e lactentes até os seis meses de idade, e a vacinação é a principal forma de controle.

“A tosse se prolonga, chegando ao ponto da pessoa tossir intensamente e depois precisa inspirar profundamente, conhecida popularmente como tosse guincho”, explica a enfermeira da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Gisele Barreto.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de saúde pelo estado.

Os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso. Na suspeita da doença, procure um serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Relacionadas