
Metapneumovírus humano (HMPV) é o nome do vírus que está causando a uma infecção em milhares de pessoas, na China, e superlotando hospitais. Depois de cinco anos do surgimento da Covid-19, que causou sete milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) agora monitora esta situação, que é considerada preocupante.
Os sintomas da doença são semelhantes aos de uma gripe comum: febre, tosse, congestão nasal e dificuldades respiratórios. Porém, os quadros podem evoluir para penumonia ou bronquiolite. No entanto, não há óbitos associados à doença até o momento.
O vírus é tão contagioso quanto o coronavírus. Entretanto, a doença é considerada sazonal no país e geralmente ocorre entre o inverno chinês, ou seja, com início em 21 de dezembro e término no dia 20 de março.
O vírus respiratório é conhecido desde 2001, porém o número de casos no país aumentou significativamente nas últimas semanas, apresentando um surto. A doença está atingindo principalmente crianças de até 14 anos e a descoberta do surto aconteceu através um sistema de monitoramento criado após o surgimento da Covid-19.
Enfim, na china, já estão sendo adotados os mesmos protocolos aplicados durante a pandemia de Covid-19. Tais como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Formas de prevenir a infecção viral
- Lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
- Manter distância de pessoas doentes;
- Permanecer em casa quando estiver doente.