Nesta quinta-feira (23), servidores da prefeitura de Itajaí realizaram o ingresso forçado em um galpão que servia como depósito irregular. Essa ação integra a estratégia de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
O imóvel no bairro Salseiros foi alvo da operação, resultando no recolhimento de um caminhão de materiais que acumulavam água parada. As equipes agiram respaldadas por leis municipais que autorizam a realização de vistorias e limpezas.
Antes do ingresso, as equipes tentaram contatar o proprietário do imóvel para uma visita preventiva, porém não obtiveram sucesso. Os servidores municipais conduziram a limpeza, envolvendo as Secretarias Municipais de Obras, Saúde e Segurança Pública.
O ingresso forçado representa a última medida adotada para combater e prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Cinco operações dessa natureza em Itajaí já foram realizadas este ano na cidade. As equipes já atuaram, do mesmo modo, nos bairros Cordeiros, São Vicente e Vila Operária.
“Estamos em um momento de cautela, pois continuamos em estado de epidemia. Ainda é necessário que a população adote medidas preventivas e ações para diminuir a infestação do mosquito transmissor. Precisamos que todos se conscientizem e ajudem fazendo a sua parte”, explicou Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.
Neste ano, Itajaí registrou 11.753 casos confirmados de dengue e 30 mortes decorrentes da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova e Espinheiros. Atualmente, os agentes de combate a endemias realizam visitas de orientação nos bairros Cordeiros, Cabeçudas, Fazenda e Praia Brava.