Região Brasil

OMS afirma que não há risco de um pandemia de vírus mpox

Para a OMS o vírus mpox é uma emergência de saúde pública de interesse internacional

Autor
OMS afirma que não há risco de um pandemia de vírus mpox
Foto: Governo Federal

O cenário atual da saúde mundial exige preocupação devido ao vírus mpox. No Brasil, já são mais de mil casos da doença registrados esse ano. Comisso a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda prioridade de vigilância para todos os países.

PUBLICIDADE

De acordo com a OMS, em relatório publicado em agosto desse ano, o vírus mpox é uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Com isso, há uma busca frequente por informações sobre vírus e patógenos causadores de doenças humanas.

Depois da pandemia, a ocorrência de eventos de saúde em níveis globais passou a chamar a atenção e vários setores da sociedade e a população em geral continuam em alerta e com o vírus mpox não seria diferente.

Contudo a OMS afirma que não há risco de uma pandemia. Apesar do número crescente de casos em vários países, não há motivos de apreensão quanto ao surgimento de uma pandemia similar à Covid-19. Mas é importante conhecer a mpox e os riscos que ela traz.

Essa é a segunda vez que a OMS declara a doença como emergência de saúde pública de interesse internacional. O vírus monkeypox foi descoberto em 1958. Esse tipo de vírus tem a capacidade de infectar uma ampla gama de espécies, podendo causar doenças em seres humanos e outros animais.

Existem duas vacinas disponíveis que podem proteger da mpox. Uma delas está sendo usada em mais grupos, como pessoas com HIV ou portadoras de outras doenças que afetam o sistema imune, além dos profissionais de saúde.