Região Grande Florianópolis

Novas vacinas da Covid devem chegar em Florianópolis nesta semana

Capital está há 45 dias sem imunizantes em toda a rede pública

Autor
Novas vacinas da Covid devem chegar em Florianópolis nesta semana
Foto: divulgação

No dia 9 de outubro, a reportagem do Guararema News publicou com exclusividade e em primeira mão a notícia de que a rede municipal de saúde em Florianópolis estava há um mês sem oferecer as doses das vacinas da Covid. O imunizante estava em falta em todos os postos de saúde, assim como nas UPAs e no Mini-Hospital do Sul da Ilha. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou, na época, que as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, que desde o começo de setembro não envia novas remessas.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (22), o Ministério da Saúde informou ao Gnews que a distribuição de um total de 1,2 milhão de novas doses aos estados começa a ser feita ainda nesta semana. Os repasses devem regularizar os estoques para vacinação de crianças. De acordo com o MS, o quantitativo é parte de compra emergencial das vacinas mais atualizadas contra a doença, realizada em maio deste ano com objetivo de garantir a máxima proteção da população.

Em Florianópolis, uma das maiores dificuldades por conta da falta de vacinas nos postos vem sendo enfrentada pelos pais e mães que buscam providenciar a rematrícula dos filhos na rede municipal de educação. As escolas e creches da Prefeitura tem exigido o certificado de vacinação em dia, mas, ao procurar as unidades básicas, as crianças se deparam com a resposta negativa.

Florianópolis está há um mês sem vacina da Covid
Posto de saúde do Monte Serrat / Foto: Róbinson Gambôa / Guararema News

Ministério da Saúde emitiu nota

Em nota, o Ministério informou que esse novo pregão foi concluído recentemente para aquisição de mais de 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, garantindo proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos. As entregas pelos fabricantes serão realizadas de forma parcelada, conforme a adesão da população à vacinação e as atualizações aprovadas pela Anvisa.

A cobertura vacinal contra a Covid-19, consolidada desde o início da campanha, indica que 86% da população brasileira completou o esquema vacinal com duas doses. Atualmente, os esquemas primários de vacinação são recomendados, rotineiramente, para o público prioritário – pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema vacinal.

Relacionadas