Em Florianópolis, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sul da Ilha, chamada de Multihospital, atendeu mais de 2 mil pacientes apenas nos três primeiros dias de funcionamento. Inaugurada no domingo, a unidade começou a atender o público na segunda-feira (3). A estrutura é considerada a maior unidade de saúde da Capital, que atende casos de urgência e emergência, além de contar com a integração dos demais serviços do complexo de saúde.
“Temos uma estrutura reformada, ampla e integrada aos diversos serviços de saúde do Multihospital. E ainda, os pacientes têm maior agilidade no acesso a exames laboratoriais e de imagem. A nossa expectativa é que a unidade traga mais eficiência para as demandas emergenciais do município”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci.
Desde a abertura até esta quarta-feira (4), em 65 horas de operação, a unidade registrou 2.142 atendimentos: 550 no domingo, 695 na segunda e 897 na terça. Entre os procedimentos contabilizados nas estatísticas estão as classificações de risco, atendimentos clínicos, odontológicos, pediátricos, de enfermagem, radiologia, manejos na sala de emergência, eletrocardiograma, entre outros.
Atendimento no Sul da Ilha
Com a abertura da nova UPA no Multihospital, a região Sul possui temporariamente dois locais para atendimento de urgência e emergência. “Quem conhece a UPA Sul sabe que o prédio necessita de uma grande reforma. A estrutura é bastante antiga e foi construída inicialmente para outra finalidade, tendo sido adaptada em algum momento para o equipamento de saúde”, explica o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Nós vamos fazer aquilo que é melhor para a população. Estamos contratando uma empresa para avaliar o prédio e verificar quais intervenções estruturais precisam ser realizadas no local”, complementa ele.
Até que a população se adapte à nova unidade e a avaliação estrutural possa ser realizada na estrutura do Rio Tavares, a Prefeitura mantém os dois locais funcionando 24 horas por dia.
“Sobrevivemos nessa UPA durante anos. Agora, vamos fazer um período de transição e, depois, uma avaliação adequada no prédio. Mas tenho certeza: assim que o Multihospital se consolidar como equipamento de saúde, a população vai perceber as vantagens”, completou o Prefeito.