A população da cidade de Brusque, localizada na região do Vale do Itajaí, enfrenta a falta de vacinas contra Covid-19 e Varicela. O desabastecimento do imunizante contra a Varicela afeta a rede desde junho deste ano. Porém, a vacina contra a Covid-19 para ser aplicada em crianças de até quatro anos de idade, segue em falta desde o início de setembro.
A Vigilância de Saúde do município segue a recomendação que orienta sobre a substituição de algumas vacinas em caso de desabastecimento. Porém, duas delas estão em falta. As vacinas contra HPV, Febre Amarela e Meningo C ainda estão disponíveis na rede de Brusque, mas já enfrentam desabastecimento em nível federal. Além disso, as vacinas contra a Covid-19 e Varicela estão em falta em níveis federal, estadual e municipal.
A responsabilidade pela falta vacina
O Ministério da Saúde é o responsável pela aquisição e distribuição de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para o estado que, por sua vez, repassa aos municípios. Enquanto os estados devem prover seringas e agulhas. A Vigilância Epidemiológica de Brusque aguarda a reposição dos imunizantes, na expectativa de que seja feita nos próximos dias.
A importância da vacinação
A imunização contra a doença garante a proteção contra o vírus Varicella Zoster. A maioria das pessoas com a doença tem sintomas mais leves, mas o risco de complicações mais graves é alto. Além disso, em geral, existem algumas doenças que têm relação com a varicela.
A vacinação contra a Covid-19 é fundamental não somente para evitar contrair o vírus, mas também para evitar que se propague na população, ou seja, ela age de maneira individual e coletiva. Desta forma, os índices de infecção viral diminuem evitando a proliferação nos ambientes