Região Santa Catarina

Menina toma soda cáustica em SC e sofre queimaduras internas

Criança de apenas dois anos pensou que o líquido ingerido era água

Autor
Menina toma soda cáustica em SC e sofre queimaduras internas
Foto: Arquivo pessoal Família

Uma menina de apenas dois anos está hospitalizada em Santa Catarina para tratar de queimaduras internas provocadas pela ingestão de soda cáustica. O líquido foi tomado por engano. A pequena Kimberllyn Lunelli Neves pensou estar bebendo água.

PUBLICIDADE

A família mora na cidade de Videira, no Meio-Oeste do estado. Primeiramente, a menina foi internada no Hospital São Francisco, em Concórdia. Contudo, no último sábado (12), foi transferida pela aeronave Arcanjo-04, do Samu e Corpo de Bombeiros, para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital.

Médicos avaliam danos causados pela soda cáustica

Kimberllyn segue internada, passando por exames, que, dessa forma, vão apontar os danos causados pela soda cáustica no organismo da criança. Entretanto, não se descarta a possibilidade da necessidade de cirurgia.

“A soda cáustica prejudicou boca, garganta, estômago e uma parte para baixo, que é por onde o líquido passou”, explicou o pai da criança, Cleverson Oliveira. A mãe de Kimberllyn está grávida de seis meses.

O casal está em Florianópolis acompanhando o tratamento da filha. Ou seja, sem trabalhar neste período. Para ajudar a pagar as despesas de estadia e alimentação, a família criou uma vaquinha.

Quem quiser ajudar, pode doar qualquer valor por meio do Pix. A chave é o número de telefone (49) 99921-1708 em nome de Cleverson de Oliveira (pai).

Os perigos da ingestão de produtos químicos

A intoxicação por soda cáustica representa um grave risco e pode ocorrer em casa. Afinal, as pessoas utilizam um produto de limpeza comum. Segundo o toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a soda cáustica é um dos produtos mais corrosivos que existem.

“Nas residências, ele é utilizado como desentupidor de pia e é extremamente eficaz como bactericida. Ele causa uma queimadura química, não de calor, que pode afetar a mucosa da boca, a garganta e o esôfago”, esclareceu o médico em entrevista à pagina de Drauzio Varella no portal UOL.

Segundo o médico, quando a substância é ingerida, os efeitos aparecem instantaneamente. “Na hora, o indivíduo sente uma ardência, uma sensação de perfuração e certa dificuldade para engolir. Na realidade, como o produto tem sabor ácido, o indivíduo pode cuspir automaticamente. Para se ter uma ideia, uma concentração de soda cáustica de 2,5% já mata“.

É importante destacar que, em caso de ingestão acidental, a pessoa não deve provocar vômitos, para evitar que a substância passe mais uma vez pela mucosa e cause mais lesões. Ela também não deve beber água, já que o líquido aumenta a superfície de contato do produto agressor com os tecidos.

“É preciso ir imediatamente para o hospital para o médico avaliar a extensão do dano. Dependendo do caso, será necessário realizar um exame clínico e uma limpeza local”, finaliza Wong.