A pequena cidade de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, está de luto. Isso porque uma menina de apenas 12 anos morreu vítima da dengue. O município tem pouco mais de 19 mil habitantes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança estava internada no Hospital Regional, em Rio do Sul. A menina seria portadora de comorbidades.
Morte de menina engrossa estatísticas
Por causa da morte da menina, subiu para 31 o número de mortes confirmadas pela doença em Santa Catarina. Os dados do painel da dengue são atualizados diariamente. Clique aqui para acessar.
Entre as regiões do Estado, a Nordeste concentra o maior número de óbitos (15), seguida da Foz do Rio Itajaí (8), Médio Vale do Itajaí (3) e Grande Florianópolis (2).
Contudo, a idade das vítimas revela que a preocupação deve ser maior com os idosos. No total, 11 mortes foram de pessoas com 80 anos ou mais.
Outros 13 óbitos estão em investigação. Neste momento, são 19.647 casos confirmados de dengue em Santa Catarina. Além disso, há 22.991 focos do mosquito Aedes aegypti no Estado.
Saiba mais sobre a doença
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.
Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.