Região Brasil

“Me sinto definhando”: Evaristo Costa revela desafios da doença de Crohn

Jornalista perdeu 22 quilos em três semanas

Autor
“Me sinto definhando”: Evaristo Costa revela desafios da doença de Crohn
Foto: Redes Sociais/Evaristo Costa

Após apresentar fortes dores abdominais, diarreia, febre e perda de peso devido à síndrome gastrointestinal crônica, o jornalista Evaristo Costa recebeu atendimento médico e chegou a ser internado em janeiro deste ano. Ele recebeu o diagnóstico da doença de Crohn e vem compartilhando nas redes sociais a sua luta diária contra a síndrome para manter a saúde estável. Evaristo perdeu 22 quilos, em apenas três semanas.

PUBLICIDADE

Na noite desta terça-feira (01), ele compartilhou em suas redes sociais o dilema de falar sobre a doença, que antes, gerava muito constrangimento. “Quando fui internado, as pessoas começaram a me perguntar, então eu achei interessante falar sobre o assunto, embora seja uma doença que causa muito constrangimento, porque o principal sintoma é a diarreia. Em crise, eu vou ao banheiro 30 a 40 vezes por dia”, disse ele em entrevista ao podcast PodCring.

Em 2021, ele começou a ter os primeiros sintomas, de diarreia associada a sangue. “Eu não liguei pra isso, pensei que era alguma coisa que eu comi e que iria melhorar. E passei três meses assim. Fui buscar ajuda quando eu já não tinha mais forças”, contou os detalhes ao falar sobre o diagnóstico.

Evaristo Costa em exames no hospital, em janeiro deste ano. Foto: Redes sociais

Na rotina, ele conta que está sempre fazendo exames para avaliar a evolução da doença. Na manhã desta quarta-feira (2), passou por mais um procedimento de endoscopia, exame voltado à visualização da camada superficial de órgãos do aparelho digestivo. Ele compartilhou em story no Instagram.

“Não recebi diagnóstico de doença terminal. Posso viver normalmente se eu conseguir colocá-la em remissão. Eu ainda não consegui, não aprendi a lidar com ela. Não encontramos um remédio certo para estabilizá-la”, concluiu ele em entrevista ao PodCring.

Doença de Crohn

A doença de Crohn acomete pessoas de várias idades, mas tem maior incidência entre os 20 e 30 anos. Esta é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal.

Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro. É uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal.