Região Santa Catarina

Mais Médicos: SC tem quase 1 mil profissionais atuando pelo programa

Somente em 2024, SC recebeu 299 profissionais pelo programa

Autor
Mais Médicos: SC tem quase 1 mil profissionais atuando pelo programa
Foto: Divulgação

Somente em 2024, o governo federal contratou 6.729 novos profissionais por meio do programa Mais Médicos. Eles trabalham em mais de 2 mil municípios. Ao todo, 26.756 médicos atuam em 4.412 cidades e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Santa Catarina recebeu 299 novos médicos neste ano, totalizando 922 profissionais em atividade.

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde contava com apenas 13 mil vagas ativas, até o momento em que o Governo retomou o programa. Portando, o número de profissionais hoje trabalhando no Brasil é mais do que o dobro. O programa avançou, sobretudo, entre os municípios com maior vulnerabilidade social, onde cerca de 60% dos médicos estão.

“O Mais Médicos não se encerra em si mesmo. Ele é um meio potente e importantíssimo para viabilizar e fortalecer a Estratégia Saúde da Família”, disse o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde (APS), no Encontro Nacional das Referências do Programa Mais Médicos.

Na oportunidade, o Ministério da Saúde anunciou a integração das formas de provimento do programa, o que garante mais segurança às equipes de saúde e fortalece o atendimento à população. Assim, 3,6 mil bolsistas serão efetivados pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), com permanência nos municípios onde já atuam.

Mais Médicos em 2024

Enfim, o programa teve dois pontos altos em 2024. Uma novidade é o edital de chamamento com cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Contudo, outro destaque foi a concessão de curso e bolsa-formação em preceptoria de medicina de família e comunidade. O valor é de R$4.000 a 2.700 para residentes de medicina de família e comunidade (MFC).

Relacionadas