Região

Liberada vacinação com Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

A vacinação deve ocorrer com duas doses em intervalo de 28 dias entre elas

Liberada vacinação com Coronavac para crianças de 3 a 5 anos
Foto: Divulgação / Agência Brasil

O Ministério da Saúde emitiu uma nota nessa sexta-feira (15) recomendando a aplicação da vacina Coronavac, contra Covid-19, em crianças de 3 a 5 anos. A liberação já era esperada, desde que a Anvisa, seguindo recomendação das áreas técnicas, em reunião na última quarta-feira (13), autorizou a imunização com duas doses da vacina nesse público.

PUBLICIDADE

A vacinação deve ocorrer com aplicação de duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas, somente em crianças que não têm problemas com a imunidade. Segundo a nota do Ministério, os estoques já existentes do imunizante Coronavac nos estados e municípios já podem ser utilizados também nesse novo público.

A informação é que a pasta já está providenciando a aquisição de novas remessas junto ao Instituto Butantan, em São Paulo, para repor os estoques. Entre as fundamentações, a decisão de liberação da Coronavac para esse público, são citados diversos estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças. Um desses estudos clínicos, feito no Chile, mostrou efetividade de 55% da vacina contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a Covid-19.

Relacionadas