Região Blumenau

Hospital Santa Isabel terá novo Ambulatório de Transplantes

Inauguração do novo espaço acontece nesta sexta-feira (29)

Autor
Hospital Santa Isabel terá novo Ambulatório de Transplantes
Fotos: Suelen Eskelsen/ Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel, em Blumenau, inaugura nesta sexta-feira (29) o novo Ambulatório de Transplantes. Este espaço será ampliado e, consequentemente, a capacidade de atendimento será maior. O hospital realiza os transplantes de rim, fígado, coração, córneas, pâncreas e pâncreas e rim conjugado.

PUBLICIDADE

O espaço terá 300 m² e ficará anexo ao estacionamento do hospital. Com amplos consultórios médicos, sala de coleta, banheiros adaptados, ampla recepção e local exclusivo para atendimento da Equipe Multidisciplinar, a capacidade de atendimento também será ampliada.

O serviço de transplantes de órgãos no Hospital Santa Isabel começou na década de 1980, com transplante renal. Ao longo dos anos 2000, aconteceram os demais procedimentos e o hospital passou a ser reconhecido e premiado nacionalmente, sendo referência em transplantes.

Em setembro de 2023, ultrapassou 4 mil transplantes ao todo e foi o 4º hospital brasileiro com o maior número de transplantes de fígado realizados.

Espaço estará disponível a partir de sexta, quando acontece a inauguração.

Ambulatório Dr. Joarês Luiz Nogara

O novo espaço leva o nome de um dos fundadores do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel, o Dr. Joarês Luiz Nogara. Falecido em 2021, ele atuou como chefe de Clínica Médica e Gastroenterologia e foi Diretor Técnico e um dos responsáveis pela implantação do Serviço de Transplantes de Fígado da instituição.

Médico homenageado Joares Nogara. Foto: Arquivo/HSI

Equipe multidisciplinar

A Equipe Multiprofissional estará mais próxima dos pacientes com esta mudança. Além de Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros, ela também é formada por Médicos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Assistente Social, Farmacêuticos, profissionais de Administração e Apoio.

“Esta é a equipe que está presente durante todo o processo de transplante dos nossos pacientes. O trabalho é baseado no acolhimento, avaliação, preparo, enfrentamento emocional, procedimento cirúrgico e cuidados após a cirurgia”, afirma Saulo Mengarda, Diretor Geral do Hospital Santa Isabel.