
Nesta segunda-feira (28), Blumenau realizará uma ação de conscientização, prevenção diagnóstico e tratamento das hepatites virais. O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) realizará o movimento das 9h às 15h, em frente ao Teatro Carlos Gomes. Qualquer pessoa poderá participar do evento que conta com orientações e material informativo.
A coordenadora do Cedap, Jennifer Lana da Silva, diz que a ação busca alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites virais. “As hepatites virais são um grupo de doenças infecciosas que afetam o fígado. A transmissão pode ocorrer de diversas formas, dependendo do tipo de vírus (A, B, C, D e E). As hepatites B e C, em particular, podem se tornar crônicas e representam um sério problema de saúde pública. Por isso, a importância da conscientização”, acrescenta.
Esta ação marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e contará com o apoio do Rotary Club de Blumenau Victor Konder.
Para o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, este é um momento importante de combate à doença. “É fundamental que a população entenda os riscos e saiba que a prevenção e o tratamento estão ao alcance de todos. Essa iniciativa é uma oportunidade a mais para que os moradores se informem e cuidem da saúde”.
Hepatites virais
Conforme informações do Ministério da Saúde, no Brasil, “as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.
O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites virais. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose”.
Atendimento
O Cedap realiza consultas, testagens, dispensação de medicamentos e insumos de prevenção de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na Rua Paraíba, 380. Enfim, o contato também pode ocorrer pelos telefones (47) 3381-7800 ou 3381-7801.