
Adolescentes que ainda não forma imunizados contra o HPV, agora terão mais uma chance em Gaspar, no Vale do Itajaí. A prefeitura ampliou a vacinação para o público de 15 a 19 anos, além das crianças de nove a 14 anos, que já possuem este direito.
Assim, durante os próximos três meses, as unidades de saúde com salas de vacina farão a aplicação também para essa faixa etária.
“A vacina contra HPV é uma ferramenta importante na prevenção aos cânceres de colo de útero, vulva, pênis, anus e orofaringe, contribuindo significativamente para a redução de casos e para um futuro mais saudável para as próximas gerações”, explica o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz.
A faixa etária prevista para a vacinação é de 9 a 14 anos. Contudo, a ampliação da idade é uma estratégia para alcançar jovens ainda não imunizados. Para receber o imunizante, basta comparecer à unidade de saúde do seu bairro, com a caderneta de saúde.
Vacinação prevista contempla bebês diretamente no hospital
A oferta das vacinas previstas no calendário vacinal também está ampliada. Agora, as crianças nascidas no Hospital de Gaspar receberão a primeira dose da vacina BCG e contra Hepatites B. “Antes as famílias precisavam procurar a unidade de saúde. Assim, o acesso é facilitado e a criança já sai do hospital com proteção”, completa o secretário.
Leia também: Cidade brasileira volta a exigir máscaras após aumento de casos de Covid-19; saiba qual – Guararema News