
A ex-presidente Dilma Rousseff está internada em um hospital em Xangai, na China. Ela passou mal ainda na sexta-feira (21), com sintomas de pressão alta, vômito e tonturas. O Shangai East International Medical Center confirmou a internação.
Dilma cancelou sua ida à reunião de ministros da fazenda e presidentes de bancos centrais que ocorre nesta segunda-feira (24) na cidade do Cabo, na África do Sul. Ela participaria de reunião com integrantes do conselho do banco dos Brics.
Dilma, que tem 77 anos, assumiu a presidência do banco dos Brics em abril de 2023. O mandato do Brasil na presidência da instituição, que funciona em esquema de rotação de países, terminaria em julho de 2025. Mas o governo brasileiro negociou uma exceção para as regras do banco para que ela continue à frente da instituição por mais cinco anos.
Quem é Dilma Roussef
Dilma Vana Roussef foi a primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil. Natural de Belo Horizonte (MG), inicviou sua vida política aos 16 anos, integrando organizações de combate ao regime militar.
Em 1969, conheceu o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo. Carlos 20 anos depois concorreu à Prefeitura de Porto Alegre, na eleição vencida por Olívio dutra (PT). Além disso, perseguida pela Justiça Militar, Dilma foi condenada por “subversão”. E passou quase três anos atrás das grades, entre 1970 e 1972, no presídio Tiradentes, na capital paulista.
Livre da prisão, se mudou para Porto Alegre em 1973, onde retomou a faculdade e trabalhou como estagiária na Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão do governo gaúcho que presidiu em 1990. Além disso, em 1979, se dedicou à campanha pela Anistia, durante o processo de abertura política comandada pelos militares, ainda no poder. Com o marido Carlos Araújo, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Sul.
Em 1993, foi Secretária estadual de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul, no Governo Alceu Collares. Dessa forma, em 1998, ocupou, mais uma vez a pasta, agora no Governo Olívio Dutra e, dois anos depois, se filiou ao PT.
Primeira mulher presidente
O trabalho realizado no governo gaúcho chamou a atenção de Luiz Inácio Lula da Silva, já que o Rio Grande do Sul foi uma das poucas unidades da federação que não sofreram com o racionamento de energia em 2001. Em 2003, tornou-se ministra de Minas e Energia e, mais tarde, chefiou a Casa Civil.
Em abril de 2010, Dilma deixou o Governo Federal para se candidatar à Presidência. No segundo turno das eleições, realizado em 31 de outubro de 2010, aos 63 anos de idade, Dessa forma, Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher Presidenta da República Federativa do Brasil, com quase 56 milhões de votos.
Em 31 de agosto de 2016 a Resolução nº 35 do Senado Federal julgou procedente a denúncia de crime de responsabilidade e impôs à Srª Dilma Vana Rousseff a sanção de perda do cargo de Presidente da República (Diário do Senado Federal, Resolução nº 35, de 31 de agosto de 2016).