O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), está em nível de alerta. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça a necessidade de doações, especialmente dos tipos A+, A-, B-, AB-, O+ e O-.
Na manhã dessa quinta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, esteve no Hemosc, em Florianópolis, para tratar das demandas da unidade. Ele observou a importância da doação de sangue para a vida de muitas pessoas.
Para garantir a segurança de todos, a coleta é feita com horário agendado previamente. O Hemosc é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído no Estado e está presente em nove cidades catarinenses.
Para fazer a doação, basta acessar o site e fazer um agendamento. A doação é fundamental para a manter os estoques sanguíneos adequados.
Para doar sangue é preciso cumprir alguns requisitos como ter idade entre 18 e 69 anos, ou entre 16 e 17 anos com autorização do responsável legal; estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 quilos; estar bem alimentado sem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e presentar um documento oficial com foto.