Região Balneário / Itajaí / Itapema

Escola em Balneário Camboriú segue sem aulas após surto de sarna

Três professores contraíram a doença e estão afastados do trabalho

Autor
Escola em Balneário Camboriú segue sem aulas após surto de sarna
Limpeza nas dependências da escola, Foto: divulgação

Em Balneário Camboriú, o Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã está com as aulas suspensas desde sexta-feira (7), devido a um surto de escabiose, doença da pele mais conhecida como sarna. Até o momento, foram confirmados 10 casos, sendo três m professores que trabalham na escola. e outros sete em crianças. Outros sete alunos, todos com dois anos de idade, estão sob suspeita de também terem contraído a doença.

PUBLICIDADE

A escabiose é uma doença de pele considerada altamente contagiosa causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Em humanos, ela provoca coceira e eczema nas áreas afetadas. A sarna se dissemina rapidamente em ambientes com contato próximo, como escolas, o que justifica a suspensão temporária das atividades.

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Balneário Camboriú se manifestou sobre o caso, através de uma nota publicada no site oficial, informando que as aulas devem ser retomadas a partir desta quarta-feira (12). No entanto, os três professores que contraíram a doença seguem afastados.

Uma turma de 24 pessoas de uma empresa terceirizada trabalha desde o fim de semana na higienização e limpeza de todos os ambientes da escola. A medida foi tomada pela Secretaria da Saúde, por razões de segurança.

A limpeza começou com a retirada de roupas de cama e móveis, e continuou com a dedetização e higienização do restante do NEI. Os demais funcionários do núcleo de educação foram dispensados e retornarão às atividades juntos com os alunos.

Nesta terça-feira (11), uma equipe da Vigilância Sanitária está no local para vistoriar e garantir o retorno seguro das aulas. Além disso, uma enfermeira da Secretaria de Saúde está orientando os profissionais da educação sobre a doença e sua prevenção.

Escola em Balneário Camboriú segue sem aulas após surto de sarna
Trabalho de higienização da escola começou no fim de semana. Foto: Divulgação