Região Santa Catarina

Educadores poderão fazer curso de primeiros socorros gratuitamente

Bombeiros lançam programa nesta segunda-feira

Autor
Educadores poderão fazer curso de primeiros socorros gratuitamente
Curso gratuito estará disponível a todos os profissionais da Educação. Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lança, nesta segunda-feira (30), o Curso de Noções de Primeiros Socorros para Profissionais da Educação. Esta capacitação surge em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que prevê o conhecimento básico em urgência e emergência. Contudo, a apresentação do programa aos educadores acontece às 10h30, no Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis.

PUBLICIDADE

A capacitação é totalmente gratuita e de fácil acesso. Além disso, o curso será disponibilizado de forma virtual para todos os profissionais da educação, seja ensino público ou privado. O conhecimento adquirido contempla tanto o ensino básico, quanto a educação infantil. Logo, o intuito é capacitar todos os educadores do estado.

As pessoas que realizam este curso estão habilitadas a fazerem os primeiros socorros nas vítimas. Sendo assim, inclui casos de convulsão, engasgo, queimaduras, fraturas, intoxicações, entre outras situações adversas. A capacitação trará aos educadores conhecimento para a identificação e o manejo adequado das situações de urgência e emergência. Desta forma, ficará garantida a segurança dos estudantes e do ambiente escolar.

Dentre os conteúdos abordados no curso estão: introdução aos primeiros socorros; orientações de segurança e prevenção; avaliação de cena; emergências respiratórias; ressuscitação cardiopulmonar; hemorragia e choque.

Lei Lucas beneficia os educadores

Sancionada em 2018, esta lei determina que os estabelecimentos de educação básica e recreações ofereçam curso de primeiros socorros aos profissionais atuantes no ambiente escolar. Contudo, o governo criou a Lei Lucas a partir de um incidente que aconteceu com uma criança de 10 anos de idade, chamada Lucas Begalli Zamora. Em Campinas, ele sofreu um engasgo durante o intervalo escolar e não resistindo, vindo a falecer.