O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou números sobre os atendimentos feitos por suas equipes no estado de Santa Catarina. Uma das maiores incidências são as ocorrências de doenças cardiovasculares.
Em Santa Catarina, o Samu atendeu 35.018 ocorrências cardiovasculares de janeiro a julho de 2024. A região que mais registrou os casos foi o Alto Vale do Itajaí, com 7.074 ocorrências, seguido da Grande Florianópolis (6.825), Norte/Nordeste (6.115) e Sul (5.826).
Os riscos da doença aumentam em até 30% durante o inverno, principalmente devido à queda das temperaturas. A situação ocorre porque, para manter a temperatura corporal regular, o organismo faz a contração dos vasos sanguíneos.
A contração dos vasos sanguíneos pode favorecer problemas como infarto, dor no peito e, em casos graves, a morte súbita. Cuidar da saúde do coração é de vital importância para o bem-estar.
No geral, essas enfermidades se desenvolvem de forma gradual ao longo de anos e até décadas. Porém, identificar problemas cardiovasculares precocemente é essencial para prevenir complicações graves e até salvar a vida.
Preocupada com o grande número de ocorrências de doenças cardiovasculares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por maio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), está oferecendo a Semana de Emergência Cardiológica, entre os dias 19 e 23 de agosto.
São aulas online para capacitar e reciclar o conhecimento dos profissionais de saúde da rede de urgência e emergência de Santa Catarina.