Região Brusque

Dengue: cinco pontos de hidratação estão atendendo em Brusque

Cidade já registra uma morte e 500 casos da doença

Autor
Dengue: cinco pontos de hidratação estão atendendo em Brusque
Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde de Brusque está ampliando a estratégia de enfrentamento à dengue no município, com a abertura de polos de hidratação.

PUBLICIDADE

A iniciativa consiste na hidratação venosa em cinco regiões da cidade. Além disso, todos os pacientes acolhidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem classificação entre A, B, C e D.

Os casos que inspiram cuidados imediatos e são mais graves, dos tipos C e D, são encaminhados ao hospital. Já para os doentes classificados como B, recebem soro na própria UBS, ou então são encaminhados para cinco polos de hidratação espalhados por Brusque.

Os locais nos bairros Steffen, Limeira Baixa e Maluche funcionam das 7h às 19h, sem fechar para o almoço. Na Policlínica, o horário de funcionamento é das 7h às 22h, enquanto na UBS Santa Luzia, é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

“Os polos são essenciais para este momento de hidratação. Toda esta estratégia tem como objetivo diminuir a sobrecarga dos hospitais e direcionar estas pessoas no fluxo correto, evitando que todas procurem a unidade hospitalar e que aumente muito o número de espera”, afirma Thayse Rosa, secretária de Saúde da cidade.

A hidratação, seja via oral ou por aplicação de soro na veia, é fundamental para que a dengue não avance para o estágio hemorrágico, quando há maior possibilidade de agravamento do quadro.

Números da Dengue

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, Brusque possui quase 500 casos da doença confirmados e notificados. Além disso, um homem de 84 anos, morador do bairro Santa Rita, morreu por complicações da doença na primeira quinzena de março.

Além das UBS, para casos leves, os moradores de Brusque podem procurar os hospitais Azambuja e Dom Joaquim, nos casos de agravamento dos sintomas.