Com o objetivo de garantir mais assistência à saúde na região da Serra Catarinense, o Governo do Estado implantou o serviço aeromédico do Samu, em Lages, na quinta-feira (20). Mesmo sendo inaugurado em uma época de turismo forte, o serviço será mantido de maneira permanente na região.
“Essa parceria entre o Samu e a Polícia Militar vem para dar condições nessa temporada de atender as demandas na área de saúde, além da segurança”, disse o governador Jorginho Mello.
O serviço que oferece suporte avançado à vida (UTI aérea) conta com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero (Águia 04), para o atendimento de casos graves, resgates, ocorrências primárias e transporte aeromédico.
Além disso, serão 7 profissionais trabalhando na região. São cinco médicos e dois enfermeiros. Com a união dos trabalhos, espera-se uma redução no tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes.
A Secretaria da Saúde também investiu na aquisição de novos equipamentos para a operacionalização do serviço durante o inverno. A disponibilidade de tecnologias aprimora a capacidade das equipes de saúde em fornecer cuidados de alta qualidade.
Durante o evento também foram entregues três viaturas para a Polícia Militar de Santa Catarina. As companhias de Lages e Bom Jardim da Serra receberam um Hyundai/Creta cada uma e a de São Joaquim uma Mitsubishi/L200.