A Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente em 2024, já capacitou um total de 354 servidores do setor de saúde de 111 municípios para o enfrentamento de desastres. As ações foram conduzidas pelo Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres).
O Programa Vigidesastres inclui a elaboração de Planos de Preparação e Resposta para Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP), que estabelecem diretrizes para que o Estado e os municípios catarinenses possam desenvolver suas próprias orientações de enfrentamento de desastres.
Os planos têm o objetivo de planejar ações de resposta e medidas urgentes para o controle e contenção dos eventos emergenciais de maneira qualificada e cooperativa, promovendo a articulação entre diferentes setores e esferas de governo.
Até agora, seis capacitações foram realizadas, abrangendo municípios das Regionais de Saúde de Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Araranguá, Criciúma, Tubarão e Florianópolis.
As capacitações foram divididas em duas modalidades. A modalidade teórica, abordou as ações de vigilância em saúde dos riscos associados aos desastres. Já a prática, realizou um exercício simulado sobre chuvas intensas.
Por meio do Programa Vigidesastres, são distribuídos kits de medicamentos e insumos estratégicos aos municípios de Santa Catarina atingidos por desastres.
Os kits contêm 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos, suficientes para atender até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas por um período de três meses.