Uma criança morreu na madrugada desta terça-feira (12), no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Se trata de uma menina, que tinha dois anos e quatro meses e aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um quadro grave de pneumonia e suspeita de Covid-19.
Uma profissional da saúde que atua na unidade e preferiu não se identificar relatou que a morte ocorreu pela falta de leitos de UTI no hospital. Segundo ela, a morte da menina causou comoção entre os médicos e enfermeiros que trabalham no local. De acordo com a profissional, a criança teria passado por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palhoça quatro vezes. Ao ir para o HIJG, ela ficou na emergência esperando por uma vaga na UTI.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que a menina deu baixa no hospital em estado demasiadamente agravado e a equipe prestou todo atendimento possível. A criança deu baixa no Hospital Infantil no domingo (10) e teve a morte confirmada na madrugada desta terça-feira (12).