Região Santa Catarina

Conscientização e prevenção de zoonoses é pauta no Governo de SC

Desde 2010 já foram diagnosticados 1.076 casos de cães com Leishmaniose em SC

Autor
Conscientização e prevenção de zoonoses é pauta no Governo de SC
Foto: Divulgação / Governo do Estado - SC

No dia 27 de agosto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae)vai promover um seminário para debater a Leishmaniose Canina e outras doenças relacionadas aos animais.

PUBLICIDADE

Desde 2010 já foram diagnosticados 1.076 casos de cães com Leishmaniose e cinco pessoas que contraíram a doença em Santa Catarina. O evento da Samae visa prevenir novos casos e orientar sobre tratamentos.

O encontro, organizado pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Semae, contará com a participação de pesquisadores da área e será voltado para os gestores de saúde e meio ambiente dos municípios.

A leishmaniose é uma doença que não tem cura. O mosquito-palha, que transmite a doença entre animais e humanos, vive em locais com muita matéria orgânica, por isso deve-se sempre preservar os ambientes higienizados e também fazer uso de repelente, além da vacinação dos animais em dia.

Para que todos os municípios catarinenses tenham acesso ao conteúdo do seminário, a Samae transmitirá ao vivo do evento, além de oferecer participação presencial para 140 pessoas no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GranFpolis).

O Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção destas doenças infecciosas que afetam seres humanos e animais. O propósito dessa data é incentivar iniciativas educativas e preventivas, fomentar discussões e outros eventos relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose.