Região Blumenau

Centro de Atendimento à Dengue de Gaspar será desativado

Pacientes com sintomas devem procurar as ESFs de referência

Autor
Centro de Atendimento à Dengue de Gaspar será desativado
Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

A Secretaria de Saúde de Gaspar, cidade no Vale do Itajaí, anunciou a desativação do Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue a partir da próxima quinta-feira (13). A medida foi tomada devido à redução significativa no número de atendimentos relacionados à doença.

PUBLICIDADE

A partir desta data, os pacientes com sintomas de dengue devem procurar as Estratégias Saúde da Família (ESFs). Neste último sábado (8), o local já permaneceu fechado.

Baixa procura no Centro de Atendimento à Dengue

A decisão de encerrar as atividades do Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue foi motivada pela baixa procura por atendimentos nas últimas semanas. Em abril de 2024, foram realizadas 1.622 consultas médicas, com uma média de 62 atendimentos diários.

Já em maio de 2024, esse número subiu para 1.983 consultas, resultando em uma média de 73 atendimentos diários. No entanto, a demanda caiu drasticamente, passando de uma média de 60 a 70 atendimentos diários para apenas 26 consultas por dia.

Em alguns momentos críticos, o Centro chegou a atender até 180 pacientes em um único dia, segundo dados da Secretaria de Saúde de Gaspar.

Reforço nas equipes das Estratégias Saúde da Família

Para garantir que os pacientes com sintomas de dengue continuem recebendo o devido atendimento, a Secretaria de Saúde aumentou o número de equipes das Estratégias Saúde da Família (ESFs) de 18 para 25.

Foram contratados novos médicos e enfermeiros para compor essas equipes, permitindo que o atendimento especializado seja realizado diretamente na unidade de referência do usuário.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de os pacientes procurarem as ESFs ao apresentarem sintomas de dengue, garantindo assim a continuidade do cuidado de forma descentralizada e mais próxima de suas residências.

Mesmo com a chegada das baixas temperaturas, a preocupação com a dengue não pode diminuir. As estações com temperaturas mais amenas são indicadas para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de focos do Aedes aegypti nas residências.

Relacionadas