O município de Brusque já teve o registro de dois casos suspeitos de varíola dos macacos, porém um deles já foi negativado depois do exame realizado pelo Lacen. Mas o segundo caso suspeito ainda aguarda o resultado do teste e o paciente apresenta um quadro estável. Os seus sintomas tiveram início no dia 18 de julho.
Para as pessoas com sintomas da doença como lesões na pele e procuram atendimento médico em Brusque, é feita uma triagem com os enfermeiros e médicos. Esses pacientes são avaliados e são consideradas todas as hipóteses de doenças como herpes, sífilis, varicela e varíola.
Se todas as outras hipóteses são descartadas, os profissionais da saúde estudam o caso como suspeita de varíola. Na realização dos exames, os médicos fazem a coleta de material vesicular e amostras de sangue. Todo o conteúdo é encaminhado para análise no Lacen em Florianópolis, sempre seguindo todas as orientações da Nota de Alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Os sintomas mais frequentes da varíola dos macacos são a febre, dor de cabeça, nas costas, no corpo, fraqueza e logo após aparecem bolhas na pele.