Região Balneário / Itajaí / Itapema

Casa de Acolhimento atinge marca de 62 mil atendimentos

Unidade localizada em Itajaí é referência no apoio para o tratamento oncológico

Autor
Casa de Acolhimento atinge marca de 62 mil atendimentos
Foto: Divulgação / Oficina das Palavras

A Casa de Acolhimento da Associação Madre Teresa de Itajaí encerra mais um ano com números que evidenciam o impacto transformador dessa iniciativa. Desde sua criação, em fevereiro de 2021, o espaço já acolheu 62.605 pessoas, oferecendo conforto e dignidade a pacientes oncológicos e seus familiares durante o desafiador período de tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

PUBLICIDADE

O atendimento prioriza pacientes que as prefeituras trazem em vans e ambulâncias. Ou seja, eles chegam de manhã cedo para tratar o câncer e aguardam o transporte de volta no final do dia. Durante esse intervalo, a Casa de Acolhimento oferece um refúgio, com um ambiente acolhedor e equipado com sofás, internet, lanche, ar-condicionado, bem como, banheiros limpos.

Esntre os 62 mil atendimentos, cinco cidades concentram 62% do total: Balneário Camboriú: 9.014; Itapema: 8.688; Balneário Piçarras: 8.148; Camboriú: 7.563 e, além disso, Penha: 5.685.

História

A Associação Madre Teresa criou a Casa de Acolhimento para oferecer conforto aos pacientes que, antes, aguardavam pelo tratamento em situações adversas. “Diariamente, sentimos o impacto positivo do nosso trabalho. Recebemos muito carinho, sorrisos e boas energias dessas pessoas”, afirma Fabiana Passos, secretária da AMT.

Com 11 anos de existência, a entidade se destaca pela atuação em prol do Hospital Marieta, promovendo diversas benfeitorias ao longo dos anos. “Buscamos parcerias e recursos para garantir alento e conforto a quem precisa. Todos nós podemos precisar desse serviço um dia, por isso oferecemos o que gostaríamos para nós mesmos”, complementa Maurício José Gom, presidente da Associação Madre Teresa.

Horário de final de ano

Neste último mês do ano, a Casa de Acolhimento funcionará em horário especial, seguindo o funcionamento da Unacon. Nos dias 24 e 30 de dezembro, atenderá das 8h às 12h. Nos dias 25 e 31 de dezembro, permanecerá fechada devido aos feriados.

Com um trabalho fundamentado na empatia e na solidariedade, a Casa de Acolhimento se consolida como referência em humanização no atendimento, garantindo qualidade de vida e acolhimento em momentos desafiadores.

A Casa de Acolhimento está localizada próxima ao Unacon, na rua Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro de Itajaí. O funcionamento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.