Uma visita mais do que especial! Em alusão ao Outubro Rosa, os binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) levam alegria a pacientes oncológicos, em Florianópolis. Os bombeiros e seus cães de busca e resgate proporcionaram uma tarde diferenciada no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), nesta terça-feira (29).
O sargento Wiliian Valdeley e seu cão Marley, além do sargento Genivan Küll e o parceiro Nick, juntos, construíram um momento de carinho e descontração aos pacientes. “Eu ganhei o meu dia, ter um cãozinho comigo, no momento que estou fazendo esse tratamento. Com essa visita eu me sinto mais forte”, comentou Samara Scool, que trata um câncer de ovário.
Conforme o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet, a visita dos cães representa uma importante contribuição ao bem-estar dos pacientes durante o tratamento. “Atividades como esta promovem momentos de alegria e conforto, fundamentais no enfrentamento do tratamento oncológico”, destacou o diretor.
Esta ação de visita aos pacientes oncológicos é benéfica também para o desenvolvimento dos animais, que ganham mais confiança ao interagir com o público. Além disso, aprimoram suas habilidades para operações de resgate. Há 20 anos a corporação participa de atividades assistidas por animais.
“Os cães trazem alento e autoconfiança às pessoas. Eles têm um papel fundamental, pois são naturalmente próximos aos seres humanos e trazem esperança em momentos de dificuldade”, afirmou o sargento Wiliian Valdeley.