Região Brusque

Brusque: tuberculose é tema de prevenção entre moradores de rua e apenados

Ações incluem palestras e distribuição de kits de testes rápidos

Autor
Brusque: tuberculose é tema de prevenção entre moradores de rua e apenados
Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

A Prefeitura de Brusque está intensificando as ações no combate e prevenção da tuberculose durante o mês de março, visto que no último dia 24, celebrou-se a data internacional da doença.

PUBLICIDADE

Além disso, as ações em toda a rede de saúde priorizam a população em situação de rua e apenados, onde o risco de transmissão da tuberculose é mais frequente.

Adicionalmente, os técnicos da Vigilância em Saúde já visitaram o Presídio Regional de Brusque, onde ministraram palestras e orientações sobre os riscos da doença. Em razão do grande número de pessoas e dos espaços confinados, a possibilidade de transmissão é maior.

A Secretaria de Saúde disponibilizou também kits de teste rápido da doença para aplicação nos apenados da unidade prisional de Brusque.

O Centro POP, local de apoio aos moradores em situação de rua, também recebeu a visita dos profissionais. Além das orientações, foram realizados testes em massa nessa população.

Em 2024, Brusque já registrou 11 casos de tuberculose.

Moradores em situação de rua e população apenada são os públicos que abrangem a Campanha de Conscientização sobre a Tuberculose.

Em 2024, Brusque já registrou 11 casos de tuberculose na cidade. No ano passado, 62 pacientes foram diagnosticados no município, contra 46 no ano de 2022, ou seja, um aumento de 26%.

A doença, sintomas e prevenção

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode se espalhar para outras partes do corpo, como os rins, ossos e o sistema nervoso central. A TB é uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em todo o mundo.

Os sintomas da tuberculose variam de leves a graves e podem incluir, tosse persistente, febre e calafrios, fadiga, perda de peso, suores noturnos e dor no peito.

A tuberculose é altamente contagiosa e se espalha pelo ar. Quando uma pessoa infectada com tuberculose ativa tosse, fala ou espirra, ela libera pequenas gotículas que contêm a bactéria no ar.

Se uma pessoa saudável respira essas gotículas, ela pode se infectar com a tuberculose. No entanto, nem todas as pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem a doença ativa; algumas permanecem com a infecção latente, enquanto outras desenvolvem a doença ao longo do tempo, especialmente se o sistema imunológico estiver enfraquecido.

A orientação para casos suspeitos é, portanto, procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais públicos.

Relacionadas