Região Brusque

Brusque confirma quatro casos de Febre do Oropouche

Outras duas cidades do Vale do Itajaí registraram a doença

Autor
Brusque confirma quatro casos de Febre do Oropouche
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Brusque confirmou o registro de quatro casos da Febre do Oropouche na cidade. Um arbovírus causa a doença e mosquitos, principalmente o maruim, é o responsável pela transmissão.

PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, moradores dos bairros Limeira, São Pedro, Dom Joaquim e Bateas estão entre os casos confirmados. A vigilância em saúde está acompanhando e monitorando todos os pacientes, que estão bem.

Os sintomas da Febre do Oropouche são muito semelhantes aos da dengue, como dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreia. Ainda não existe um protocolo específico para tratar a doença.

A orientação é que o paciente, ao apresentar sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para dar seguimento aos exames e identificar a doença.

Com os quatro casos em Brusque, a cidade se junta às três que já registraram Febre do Oropouche. No município vizinho de Botuverá, foram confirmados cinco casos, enquanto em Luiz Alves, também no Vale do Itajaí, um morador também foi diagnosticado com a doença.

Casos no Brasil

O Brasil tem observado um grande aumento do número de casos de febre de oropouche. De acordo com o último boletim do Mato Grosso do Sul já são 4.349 casos em 2024; enquanto em 2023 foram 835.

Atualmente, com exceção do Tocantis, todos os estados da região norte registraram casos autóctones da doença. Dos estados da região extra-amazônica, cinco já registraram casos autóctones, sendo eles Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Relacionadas