Região Blumenau

Boletim da Dengue: Blumenau registra 243 casos em uma semana

Número de mortes se mantém estabilizado, com 39 óbitos neste ano

Autor
Boletim da Dengue: Blumenau registra 243 casos em uma semana
Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Secretaria de Saúde de Blumenau, revela que a cidade registrou 243 novos casos da doença em uma semana. Desde o último informativo, que saiu em 5 de setembro, foram 65 notificações.

PUBLICIDADE

Entretanto, o Boletim da Dengue informa que nem todos foram contraídos na última semana, apenas confirmados. Em relação às mortes, desde a primeira semana deste ano de 2024, o município segue com 39 registros.

Em relação aos bairros com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue -, o Progresso lidera a lista, seguido na Itoupava Norte, Itoupava Central, Salto do Norte e Água Verde.

Confira abaixo a relação completa:

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Vacinação

A aplicação do imunizante contra a dengue, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), ocorre apenas nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

Denúncia

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS, nos telefones 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se a preferência for pelo registro on-line, basta acessar este link (clique aqui).

Relacionadas