Região Blumenau

Blumenau terá Policlínica Regional para atender 14 municípios

Anúncio foi feito durante a passagem do governador Jorginho por Blumenau nesta sexta

Autor
Blumenau terá Policlínica Regional para atender 14 municípios
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira. (20), durante a passagem do governador Jorginho Mello por Blumenau, no Vale do Itajaí, foram assinadas diversas ordens de serviço. Uma das novidades anunciadas é uma Policlínica Regional, construída pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), por meio do Governo do Estado.

PUBLICIDADE

Mais de 800 mil pessoas terão, portanto, o acesso a serviços especializados neste local. Além de Blumenau, outros 13 municípios serão atendidos: Brusque, Timbó, Pomerode, Indaial, Gaspar, Guabiruba, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Botuverá, Doutor Pedrinho e Apiúna.

O valor de investimento será de R$ 30 milhões. Todavia, oriundos de verba federal, serão 15 milhões para a construção predial e 15 milhões para a compra dos equipamentos e mobiliários.

Como será a Policlínica Regional

A Policlínica Regional ficará em uma área de 12 mil metros quadrados na Rua Elsa Mette, bairro Salto do Norte, e será uma unidade especializada de apoio diagnóstico. No cronograma de serviços estão consultas clínicas, médicos de diferentes especialidades, realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos à população.

Entre as especialidades ofertadas estão: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, urologia, fisioterapia, reumatologia e pneumologia.

Serviços de diagnóstico

No espaço haverá a mamografia, a ultrassonografia com Doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X de 500Am, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia e nasolaringoscopia.

Outras ordens de serviço assinadas

Mais de R$ 70 milhões em novas ações tiveram a ordem de serviço assinada. Assim, dividido em lotes, o Corredor Norte terá suas primeiras frentes de trabalho já no mês de janeiro.

Entre as ações estão a revitalização do primeiro trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann, de um trecho da Rua 1º de Janeiro, além do trecho final da Rua 2 de Setembro e da reforma e ampliação da Ponte Santa Catarina. Todavia, a ampliação da captação de água bruta da ETA II do Samae também faz parte deste pacote de obras, viabilizada pelo Fonplata.

Outra ordem de serviço assinada durante o ato na Prainha é a pavimentação da Rua Helmund Trapp. Contudo, a via no bairro Testo Salto também será asfaltada.

Há também a implantação da Via Projetada 44, que é o prolongamento da Rua São Valentim com uma ponte, com início no entroncamento com a Rua 1º de Janeiro e término no entroncamento com a Rua Doutor Pedro Zimmermann.

Por fim, na cerimônia, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação. A assinatura da ordem de serviço ocorre no início de 2025.